http://www.gizmodo.com.br/
Atualizado: 10/08/2012 | Por Casey Chan-- http://www.gizmodo.com.br/

Nas Olimpíadas, existe uma areia especial que não gruda no corpo dos jogadores de vôlei de praia

Os Jogos Olímpicos contam com uma areia especial que não gruda no corpo dos atletas.


Vôlei de praia nas Olimpíadas.

Vôlei de praia nas Olimpíadas.

Qualquer pessoa que vá a uma praia sabe que ficar algum tempo na areia significa ter que gastar muito mais tempo depois tentando tirar a areia do corpo. A areia simplesmente gruda em tudo. Mas por que ela não gruda nos jogadores de vôlei de praia das Olimpíadas? É que nos Jogos se usa uma areia especial e altamente regulada.

De acordo com a Reuters, a areia usada nas partidas de vôlei de praia das Olimpíadas é extremamente regulada — “sem pedrinhas ou conchas, nem muito grossa nem muito compacta, não muito fina para não grudar nos corpos dos atletas.” Se isso lhe parece a areia mais sensacional do mundo, é porque ela provavelmente é.

Esse negócio de areia das Olimpíadas é uma ciência. Em 2008, para os Jogos Olímpicos de Pequim, a areia era importada do Havaí chinês (Hainan, China) e regada e rastelada regularmente para evitar que ela ficasse muito compactada. Mas e se eles usassem ciência de verdade para desenvolver uma areia sintética? Segundo a grande fonte da Internet:

“O elemento mais comum da areia no interior dos continentes e em áreas costeiras não tropicais é a sílica, geralmente na forma de quartzo. A segunda forma mais comum é o carbonato de cálcio, por exemplo a aragonita, que tem sido criado em sua maioria, há mais de meio bilhão de anos, por várias formas de vida como crustáceos e moluscos.”

Seria um esforço laboratorial gigantesco que provavelmente não faria sentido econômico (para o futuro próximo, pelo menos). Recriar a areia artificialmente (quebrando vidros, talvez?) é definitivamente mais difícil do que contratar uns caras para ficaram rastelando e rastelando e rastelando a areia para que ela permaneça fina. De qualquer forma, eu queria muito rolar na areia olímpica para ver se ela não gruda mesmo.

[Reuters via Fourth Place Medal]

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Ataques de tubarões amedrontam (©Corbis)
Ataques de tubarões amedrontam

Você já viu?

  • Confronto em SP

    Centro foi palco de luta entre sem-teto e PM em reintegração; famílias reivindicam caminhões

  • Patrícia Poeta deixa 'JN'

    Renata Vasconcellos vai assumir a bancada dia 3 de novembro; relembre outros apresentadores

  • Futebol

    No 'Fifa 15', Neymar é somente o 30º melhor jogador do mundo; veja a lista com todos aqui

  • Cães

    Animais têm um jeitinho de falar o que sentem; entenda significado dos gestos do seu cãozinho

  • Filhotes

    Zoológico na França cria concurso para batizar pandas-vermelhos; veja as opções de nomes

Shopping