Transforme seu IE num canivete suíço

Transforme seu IE num canivete suíço

Quando pensamos em extensões para navegadores, quase sempre nos vem à mente o Firefox. Fãs deste browser mencionam seu vasto catálogo de extensões como uma das principais razões que os fizeram optar por ele ao invés do Internet Explorer. No entanto, é claro que o Internet Explorer também possui o seu catálogo de extensões e uma das mudanças mais visíveis no IE8 é a nova abordagem que o programa encerra em relação a esse tipo de aplicativos e outros recursos adicionais.

Os usuários do programa serão expostos a novos termos, como “web slice” e “accelerator”, e notarão um distanciamento marcante em relação ao modelo de extensões utilizado pelo Firefox. Inclusive, é possível que você tenha que repensar totalmente a forma com que navega pela internet. Afinal, as novas extensões do Internet Explorer 8 põem à disposição do usuário uma quantidade incrível de recursos, distantes não mais do que um ou dos cliques da página onde ele se encontra no momento.

Inclusive, é possível que você tenha que repensar totalmente a forma com que navega pela internet. Afinal, as novas extensões do Internet Explorer 8 põem à disposição do usuário uma quantidade incrível de recursos, distantes não mais do que um ou dos cliques da página onde ele se encontra no momento. Por exemplo, ao invés de abrir uma nova aba para pesquisar um termo desconhecido no Google ou Bing (ou na Wikipedia), basta selecioná-lo e clicar sobre o acelerador Google ou Bing (ou Wikipedia) para uma definição rápida.

Os aceleradores atuam sobre textos e URLs previamente selecionados e destacados. Por exemplo, pode-se destacar uma palavra para pesquisa num dicionário online ou na Wikipedia, uma URL para abrir um pop-up com previews do site em questão, o nome de um filme para procurá-lo no catálogo do Netflix e assim por diante.

Os web slices vasculham automaticamente os sites favoritos do usuário (armazenados em “Favoritos”) em busca de atualizações, notificando-o caso tenha surgido algo de novo naquelas páginas. O web slice do Digg mantém o usuário informado das últimas notícias, o web slice do Live Search Weather faz o mesmo em relação à previsão do tempo. Para adicionar ao Internet Explorer qualquer um desses web slices, simplesmente vá a uma página habilitada e clique no botão Web Slice verde na barra de ferramentas do IE8.

O modo de busca visual apresenta ao usuário sugestões visuais de busca colhidas em diferentes serviços da Internet. Por exemplo: procure por “iPod” e a ferramenta de sugestões de busca do Amazon apresentará a você diversas fotos de iPods à venda no Amazon, enquanto a busca visual da Wikipedia oferecerá previews de verbetes da Wikipedia acerca do mesmo assunto (iPods).

Allen disse que 30% dos crashes no Internet Explorer 7 tiveram origem nas barras de ferramentas desenvolvidas por empresas externas, daí que a Microsoft abandonou propositalmente sua política de encorajar tais companhias a desenvolvê-las, deixando mais espaço para empreendimentos maiores e mais confiáveis, como Google e Yahoo.

Os web slices e os aceleradores foram criados de forma a tornar deliberadamente simples seu desenvolvimento por parte de programadores independentes, bem como seu funcionamento tanto com o Internet Explorer 8 quanto com o Firefox (mediante a instalação das extensões apropriadas do browser para tanto: o WebChunks para os web slices e o IE8 Activities para os aceleradores).

Porém, já existem várias extensões interessantes para o IE8 e coletamos aqui dez das nossas preferidas. Você pode baixá-las e caçar outros aplicativos legais para o seu browser na galeria de add-ons para o internet. Veja a lista na próxima página.